Como já apresentei numa pesquisa anterior, existem vários tipos de filme, e várias formas do desenho ou criação do mesmo. O nosso grupo optou pelo desenho em vez de, por exemplo, a plasticina ou o 3D, por nos ser mais acessível, mas também porque todas as nossas recordações de crianças serem com os filmes da Disney, bidimensionais. Para tornar o trabalho mais actual, optamos por uma história mais futurista com o nosso E.T Zloopy e o desenho foi todo tratado digitalmente com o Illustrator. Na escolha das cores, também escolhemos tons mais vibrantes e chamativos, de forma a cativar mais a atenção do espectador e também para fazer algo diferente.
Na construção do trabalho, tentamos dividir tarefas, em que a Cristiana iria tratar maioritariamente do desenho, o Afonso da montagem de imagem e a Sofia do tratamento da imagem. No fim, acabamos por dividir partes da história a cada um.
A Cristiana criou o planeta do Zloopy e pintou-os no Illustrator, bem como o levantar da cama de Zloopy incluindo a pintura do mesmo, desenhou o cenário do duxe e pintou a planta que a Sofia desenhou para o quarto. Também ajudou na selecção da música e a opinar acerca do resultado e andamento do filme.
O Afonso desenhou a nave que aparece na primeira cena do planeta e fez o fundo das estrelas, bem como a montagem desta parte no Premiere, também montou o abrir dos olhos do Zloopy e a expressão dos olhos ao olhar para as horas, desenhou, pintou e trabalhou no Premiere o E.T a correr, fez a parte da nave a partir para o planeta em que vai actuar (desde pintar a montar a imagem), criou o palco e pintou o público da actuação e fez o download das músicas que aparecem no filme, bem como deu a ideia para grande parte deles.
A Sofia criou a história, desenhou a casa de vista exterior do Zloopy e pintou-a, desenhou a planta que surge no quarto, bem como a mosca, criou a cena do duxe, exceptuando o desenho do cenário que, como já foi dito foi a Cristiana, fez o desenho, tratamento e filme da parte em que o ET se vê ao espelho, desenhou e pintou a garagem de Zloopy, desenhou a nave espacial, o Zloopy com a sua roupa de "gangster", desenhou a parte da actuação (o movimento de Zloopy), criou a apresentação e o final com os créditos do filme e ajudou a seleccionar a música.
No geral, o grupo gostou muito da experiência de criar um filme de animação e acha que teve um bom funcionamento. Resta acrescentar que ante projecto, excluimos a parte do trânsito no outro planeta por acharmos que não era muito relevante e acrescentamos a parte do planeta de Zloopy para ter mais seguimento e para o observador se situar mais no espaço, incluimos a planta carnívora para trazer uma outra personagem na história, e incluímos a garagem.
A parte que achamos que precisava de mais trabalho foi a da actuação de Zloopy e a do quarto.
Os alunos:
Afonso Cordeiro
Maria Cristiana Silva
Sofia Faria e Maia